quinta-feira, 19 de maio de 2011

Técnicas de manipulação de marionetas

Boneco de Luva [ Fantoche ]
Boneco que o manipulador calça na mão, como os mamulengos (Divertimento popular que consiste em representações dramáticas por meio de bonecos). Normalmente, possui um corpo de tecido onde o indicador manipula a cabeça e dedos manipulam os braços.
A cabeça e as mãos podem ser esculpidas ou modeladas em diversos tipos de materiais, no mamulengo é mais comum o uso de madeira e papel.
A principal característica da manipulação de bonecos de luva é a agilidade dos movimentos, apesar das limitações de movimentos dos braços do boneco.
Outras variações de manipulação de luva são aquelas em que a mão do manipulador articula a boca do boneco.








Boneco de Vara
Mecanismo de manipulação por varas, pode ser um objecto acoplado às varas ou bonecos projectados com mecanismos de boca e olhos. No caso de bonecos de figura humana, normalmente, possui uma vara como eixo central e outras duas para os braços.
Na manipulação, pode se obter tanto movimentos bruscos como delicados, mas uma das dificuldades pode estar relacionada a sustentar o peso do boneco para que mantenha os eixos, conciliando com a manipulação das varas. Em bonecos mais complexos e pesados pode ser necessário mais de um manipulador para operar todos os mecanismos.
Uma variação do boneco de vara é o tringle, que se caracteriza por ser um boneco com uma vara fixa, normalmente na cabeça e manipulado por cima do boneco. O boneco de tringle possibilita movimentos extremamente rápidos, bruscos e pausados.




Marioneta ou Boneco de Fio
Boneco de fio ou marioneta é um tipo de boneco manipulado por fios ou cabos, conectados a uma estrutura de madeira [cruz]. A manipulação é feita por movimentos e mecanismos da cruz ou manipulando directamente os fios.
Uma característica da marioneta é a possibilidade de coordenar o peso[altura],  os eixos e as pernas do boneco em apenas uma mão que manipula a cruz, deixando livre a outra mão para manipular outros fios e mecanismos. A manipulação de bonecos de fio é uma técnica delicada que requer prática e um apurado conhecimento do boneco, dos seus eixos, mecanismos e das possibilidades de movimentos.
Uma marioneta simples pode chegar a ter nove fios: um em cada perna, um em cada mão, um em cada ombro, um em cada orelha (eixo da cabeça) e um na base da coluna, para inclinação do tronco do boneco. Movimentos mais detalhados podem exigir o dobro ou o triplo desse número. As marionetes são capazes de representar praticamente todos os movimentos humanos ou de animais, além de diversas outras possibilidades de articulações específicas a cada boneco.

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Boneco de Manipulação Directa [ Bunraku ]
Inspirado no Bunraku, uma técnica tradicional de Teatro Japonês, o boneco de manipulação directa, originalmente, é manipulado à vista da plateia e sincronicamente por três pessoas, a manipulação dá-se pelo contacto directo com o boneco.
Um manipulador controla e direcciona a cabeça e os seus mecanismos enquanto sustenta o peso do boneco pelo quadril, um segundo manipulador manipula os braços e o terceiro, os pés. A coordenação entre esses três artistas exige um longo e rigoroso treino de manipulação.







Boneco de Balcão
O boneco de balcão é uma variação da manipulação directa, porém, os manipuladores não tocam directamente no boneco. É manipulado numa mesa, bancada ou balcão e, normalmente, possui um mecanismo central nas suas costas ou cabeça, o que possibilita a coordenação de peso e eixo em apenas uma mão. As mãos e os braços do boneco podem ter mecanismos que são articulados pelo cotovelo.
Uma das grandes vantagens do boneco de balcão é a possibilidade de mecanismos da cabeça e do pescoço serem manipulados no interior do boneco, além da manipulação por apenas um ou dois manipuladores.




Boneco de Sombra [ Silhueta ]
Consiste em manipular figuras em focos de luz projectando as suas sombras numa tela. As figuras de sombras são chamadas de silhuetas ou bonecos de sombra, podem ser silhuetas chapadas ou tridimensionais, articuláveis ou não.
Nos teatros tradicionais da China, Índia, Turquia e Grécia as silhuetas são figuras planas, recortadas em couro ou algum outro material opaco ou ainda materiais semi-transparentes como pele de peixe.
Actualmente, diversos grupos desenvolvem pesquisas em Teatro de Sombras, bonecos podem ser criados em acetato, acrílico, gelatinas, papel, e as fontes de iluminação utilizadas são diversificadas como velas, lamparinas, lanternas, reflectores, projectores de vídeo, entre outros.
A manipulação de silhuetas pode se dar através de varas perpendiculares como no teatro japonês; com varas em ângulo recto com a tela, como nos teatros chinês e grego; ou por meio de cordões escondidos atrás dos bonecos como nas sombras chinesas, além de outras formas alternativas de manipulação.
Bonecos de sombra podem também ser figuras tridimensionais, com silhuetas planas em ângulo a um eixo. Além da criação de sombras com o próprio corpo humano, o sombrista pode utilizar máscaras e outros objectos no seu próprio corpo para a projecção de formas, volumes e silhuetas.
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Teatro Negro
Caracteriza-se por uma técnica de manipulação não aparente, ou seja, os manipuladores não ficam visíveis para o público. Normalmente, consiste num cenário em câmara escura e fundo negro e os manipuladores com figurinos completamente em preto, produzindo a ilusão de que bonecos e objectos não estão a ser manipulados mas sim possuem movimentos próprios.
Diversas técnicas e mecanismos podem ser usadas em conformidade com o Teatro Negro, principalmente no que se refere às técnicas de trabalho com luz negra, exemplo do Teatro Negro de Praga.
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Kuruma Ningyo
Kuruma Ningyo é um género japonês de teatro de bonecos. Diferentemente do Bunraku, um único actor manipula o boneco, trabalhando sentado numa estrutura em forma de caixa com rodinhas. Esta técnica consiste na união do boneco com um único actor, que manipula à vista do público. Esta caixa em que o actor se desloca é uma espécie de carrinho, denominado Kuruma em japonês, originalmente, possui cerca de 20 x 25 x 15cm  e três rodas. O actor trabalha sentado manipulando braços, tronco e cabeça do boneco e seus próprios pés são encaixados no calcanhar do boneco.




§  Robótica - manipulação com uso da tecnologia moderna
§  Bonecos habitáveis - o boneco é vestido pelo manipulador.
§  Objectos - incorporação de elementos para construção da narrativa.

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